Uma vida financeira mais saudável em 2020 deve começar ainda este ano. O mês de dezembro é ideal para olharmos para trás, reavaliarmos os nossos gastos e planejarmos os investimentos futuros.

Pesquisas revelam que aproximadamente 58% dos brasileiros tem dificuldade em controlar as finanças. Se você se encaixa neste grupo, calma! Respire fundo! Sempre é tempo de mudar. Por isso, confira abaixo cinco dicas para começar a se organizar:

 

1. Faça uma planilha de gastos pessoais

O primeiro passo para aprender economizar é saber onde o seu dinheiro está sendo gasto e, para isso, nada melhor do que a boa e velha planilha financeira. Perceber quais são os gargalos, os supérfluos e o valor das contas fixas pode te ajudar. Mas, atenção: este método exige disciplina! Você deve inserir – diariamente - todas as suas compras, pagamentos e calcular despesas e receitas. Vale usar a criatividade: diferenciar os gastos com fontes diferentes, cores e tamanhos ajuda a visualizar melhor a sua situação.

2. Diga sim aos aplicativos!

Eles costumam ser gratuitos, intuitivos, seguros e fáceis de usar. A tecnologia está aí para te beneficiar. Que tal apostar nos apps de finanças para se reeducar? Muitos além de monitorarem seus gastos em tempo real, fornecem dicas sobre economia e investimentos e possibilitam que você estabeleça metas, como separar um dinheirinho para trocar de carro ou viajar. Tudo isso em linguagem simples e direcionada ao público leigo.

3. Fique de olho na fatura do cartão!

Essa é uma dica simples, mas que muita gente esquece de levar em consideração: confira sempre, de forma minuciosa, a fatura do seu cartão. Isso evita surpresas desagráveis, desde o aumento dos juros do cheque especial, fraudes ou ainda pagamentos de contas em duplicidade. Isso deve se tornar um hábito e as facilidades do internet banking estão aí para que você não arranje desculpas para monitorar.

4. Autorize o débito automático em pagamentos e aplicações

É esquecido? Costuma pagar multas e taxas por atraso no pagamento das contas? Evite estresse e gastos desnecessários: autorize o débito automático não só para as suas contas mensais, como também para as aplicações. Esta é uma maneira de reservar, de maneira “forçada”, o dinheiro que pretende investir ou economizar. Sem contar na praticidade!

5.Lista de compras já!

Costuma gastar por impulso? Exagera nas compras do mercado? Então, mantenha o foco: faça uma lista de compras e siga à risca. Pode ser uma listinha de papel ou ainda anotada no bloco de notas do celular, o mais importante é que você se policie e a siga, comprando somente o que já pretendia levar.

DICA EXTRA!

1. Não parcele, pague à vista!

Esta regra pode parecer complicada, mas deve ser aplicada sempre que possível. Grande parte dos endividados está nesta situação por conta de parcelas que poderiam ser evitadas. Caso o item não seja indispensável e não tenha dinheiro, vale a máxima: não compre!

Com essas dicas temos certeza que 2020 será um ano ainda mais próspero!