Mais um ano chega ao fim. Dezembro, o mês mais festivo do nosso calendário, é um convite para a “gastação”: as confraternizações se multiplicam e, consequentemente, os gastos com lembrancinhas e presentes. Caso você tenha filhos, adicione à sua lista de contas a pagar: matrícula, uniforme e material escolar. Ah, e não se esqueça do IPTU e do IPVA! Por isso, nesta época é preciso muita organização, disciplina com as finanças e, principalmente, muita cautela ao comprar.

Especialistas afirmam que o mais importante neste período é quitar as dívidas e começar o ano seguinte com as contas no azul. A dica aqui é colocar na ponta do lápis todas as suas pendências, e com a lista feita elaborar um plano de ação. Que tal utilizar o 13º salário para renegociar os débitos com o banco?

Fique atento às compras por impulso. Estipule um valor máximo para os presentes e recorra a boa e velha lista de compras no mercado. Lembre-se que quem compra antes consegue negociar mais. Não deixe tudo para a última hora: aproveite para pesquisar preços e buscar promoções. Esqueça o cartão de crédito, ou melhor, utilize o “plastiquinho” com muita moderação! Se possível, pague à vista e peça desconto.

2020 tem tudo para ser ainda melhor, basta planejamento e organização. Não deixe as suas metas para o ano que vem: comece já a poupar de forma inteligente, adquira o seu plano de Consórcio Servopa!