Quando o objetivo é comprar um carro, existem algumas formas de conseguir fechar negócio. As mais utilizadas são o financiamento e o consórcio, que permitem o pagamento parcelado para aquisição do bem. Porém, existem diferenças consideráveis entre essas duas modalidades de crédito sendo que cada uma delas atende a diferentes perfis.

Um dos motivos que tornou a aquisição de um consórcio mais atrativa nos últimos anos diz respeito à frequente oscilação dos juros utilizados no financiamento, que geralmente tornam o custo muito mais alto. E mais do que isso: de acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian, o financiamento de carro é a terceira maior causa de endividamento dos brasileiros, perdendo apenas para o cartão de crédito e carnês de lojas.

Assim, é muito importante entender quais são as vantagens de fazer um consórcio para comprar veículos. Afinal, mesmo não tendo acesso imediato ao carro desejado, ele é uma forma consciente e planejada de programar sua compra.

Consórcio de carro: o que é?

O consórcio de carros é considerado uma compra programada para a aquisição de um bem. Ou seja, ao invés de fazer um empréstimo - como é o que acontece no financiamento -, o consorciado faz uma poupança programada para a compra de um veículo durante o período de contratação.

Nesta modalidade, um grupo de pessoas se reúne para fazer uma poupança de um valor determinado. Isso possibilita que todos adquiram um carro dentro do valor do consórcio, sendo que, a contemplação ocorre mensalmente por meio de sorteios ou lances.

Embora ele não tenha a incidência de juros, cada integrante precisa pagar a taxa de administração para a empresa contratada. Normalmente, ela varia de 14% a 20% do valor total do consórcio. Alguns encargos, como o fundo de reserva, também fazem parte do valor total a ser pago.

 

Principais vantagens do consórcio de carro

O consórcio é uma das maneiras mais acessíveis para quem deseja comprar o primeiro carro. Principalmente porque ele possui vários benefícios muito atrativos:

1. Não tem a incidência de juros

Mesmo com os encargos e taxas administrativas, o valor final geralmente é menor do que um financiamento. Além disso, o valor é reajustado conforme o mercado. Assim, mesmo pagando por um longo prazo, você não perde o valor de mercado do modelo que deseja na contemplação.

2. Parcelamento flexível

O consórcio de automóveis é muito flexível, pois permite que você escolha o número de parcelas e o valor que se encaixa em seu orçamento. Verifique sempre em seu contrato as condições de pagamento e se é possível modificar o plano contratado caso as coisas fiquem mais apertadas e o valor da parcela precise ser reduzida. 

3. Aumenta seu poder de compra

Quando você tem o valor total do veículo para realizar o pagamento, seu poder de compra aumenta e é possível negociar preços mais atrativos. É importante destacar que o consorciado não recebe o veículo ou dinheiro após ser contemplado, mas sim a carta de crédito que irá ser usada para fechar o negócio.

Para quem o consórcio de carro vale a pena?

Quem já possui um planejamento financeiro, pode ter ainda mais vantagens ao entrar para um grupo de consórcio. Isso porque ao invés de usar o valor guardado para dar a entrada no carro e financiar o restante, é possível pagar as parcelas do consórcio e continuar guardando dinheiro para dar um lance.

As pessoas que têm dificuldade em guardar dinheiro também podem ser beneficiadas, principalmente porque o consórcio se torna uma “poupança forçada” feita com um objetivo em vista, o que evita que se gaste o valor com compras ou outras situações que acabam comprometendo a realização do sonho de ter um carro próprio.

No Consórcio Servopa é possível se organizar financeiramente e contar com diversas opções de pagamento. As parcelas cabem no seu bolso e você ainda  tem a segurança de contar com uma empresa que é referência no mercado de consórcios. Assim, você chega mais perto de realizar o seu sonho e tem a certeza de que ele está em boas mãos. 

Faça uma simulação e confira as possibilidades para dar o primeiro passo rumo ao seu carro zero ou seminovo.