Nada melhor do que entrar no consórcio e receber a contemplação. É um dos momentos mais esperados pelo consorciado. A contemplação é quando o cliente recebe o crédito para aquisição do bem ou serviço. Existem duas formas de ser contemplado: sorteio e lance.  Conheça os detalhes de cada uma:

Sorteio

          Em contrato, deve ser estabelecida a dinâmica dos sorteios que são realizados pela administradora. Quando o consorciado está em dia com o pagamento das parcelas, ele participa do sorteio mensalmente. O formato depende de cada instituição: podem ser realizados com globos giratórios, extração da loteria federal, entre outros.

Como funciona: lance

          O lance é a oferta de um valor, e ele pode determinar o momento da contemplação. Se o lance foi o vencedor, o consorciado irá receber o valor da carta de crédito, e o valor do lance será abatido do saldo devedor, conforme as condições estabelecidas em contrato.

          Os lances podem ser livres (o consorciado estipula o valor que deseja ofertar), ou fixo, no valor estabelecido em contrato. Existe também a possibilidade de lances livres a partir de um valor mínimo pré-fixado.  Os critérios de desempate também constam no contrato. O vencedor do lance será aquele com o maior número de parcelas ofertadas ou o maior percentual do crédito contratado. A regra é muito clara quando o consorciado contemplado por lance não realiza o pagamento do valor ofertado: ele é desclassificado e quem ficou em segundo lugar torna-se o vencedor, assim sucessivamente.

Tipos:

Lance geral

          O consorciado utiliza seus recursos próprios e adianta um determinado número de parcelas. Se ele for o vencedor, ele recebe o crédito total contratado.

Lance embutido

          O consorciado oferece o lance utilizando parte do próprio crédito. Assim, o valor ofertado é descontado do crédito mais taxas, visto que ele foi utilizado para abatimento das prestações de ordem reversa.

FGTS

          Consorciados de imóveis que desejam adquirir moradia própria podem ofertar um lance utilizando o saldo de sua conta vinculada ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), sempre de acordo com as regras estabelecidas pela administradora e pela caixa econômica federal.

           A vida realmente pede muitas coisas e você pode conseguir todas que desejar, basta investir do jeito certo. Ficou interessado? Mais detalhes em nosso site: www.consorcioservopa.com.br