Você se planejou, já faz parte de um grupo de consórcio, mas não vê a hora de ter nas mãos as chaves do seu automóvel ou residência? Então, este post é pra você! Aqui vamos te ensinar o modo mais fácil de “cortar caminho”. Vamos lá!

Existem três formas de “pular o sorteio” e adiantar a contemplação: o Lance Embutido, o Lance Livre e o Lance Fixo. Neste artigo vamos explicar as duas mais populares. Cada uma delas oferece prós e contras. Cabe a você avaliar qual modalidade se adapta melhor ao seu bolso e aos seus planos. Vem com a gente!

Lance livre

Como o próprio nome diz, o lance livre é livre (dentro das regras estabelecidas pela administradora, é claro!). Nesta modalidade, o consorciado propõe em assembleia uma quantia X referente ao número de parcelas que pretende antecipar. Quem fizer o melhor lance, leva o valor total da carta de crédito, sem nenhuma dedução.

Mas, não se preocupe: você só paga o valor do lance se for contemplado. Se não for, o “barco” segue normalmente e outras tentativas poderão ser realizadas nas próximas assembleias.

Agora, preste atenção nesta dica de ouro: observe como o seu grupo se comporta. Muitas vezes o mais importante, não é o quanto, mas sim o QUANDO. A concorrência costuma ser muito maior nos meses em que os consorciados estão com mais dinheiro – em dezembro, por exemplo, a maioria dos trabalhadores recebe bônus e 13º salário, portanto, neste período os lances geralmente são mais altos. Aproveite os meses em que as pessoas costumam ter mais despesas para tentar a sorte!

Lance embutido

Flexível, o sistema de consórcio permite que o consorciado dê um lance, mesmo não tendo a quantia em mãos. Sim, isso é possível! Para isso, você deverá usar uma parte da sua carta de crédito no lance. Esse valor varia de acordo com o contratado com a administradora, mas, normalmente, não é superior à 20% do total da carta de crédito.

Para ficar mais simples, vamos exemplificar. Ao oferecer um lance embutido, o consorciado que contratou uma carta de crédito de 500 mil reais, poderá dar um lance correspondente à 10% desse valor. Caso seja contemplado, irá receber 450 mil reais – o percentual do lance será descontado da carta de crédito na hora da contemplação. Ou seja, receberá uma carta de crédito menor.

Esta redução no valor é um detalhe importante, que deve ser levado em consideração, pois a sua cota continuará exatamente a mesma, com o mesmo valor de taxas, que serão calculadas tendo como base o valor total e não o valor recebido.

Seja qual for a sua escolha, o Consórcio Servopa está sempre à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas! Entre em contato com a gente!