Alerta cilada! Pesquisas comprovam: emprestar o nome é uma das principais causas de endividamento no Brasil. É isso mesmo: muitas vezes, na tentativa de ajudar um parente ou um amigo, quem empresta o CPF acaba se dando mal!

É o que indica o levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). De acordo com o estudo, 24% dos brasileiros estão com o nome sujo porque fizeram este tipo de favor – destes 51% emprestaram o nome na boa intenção, com o objetivo de ajudar quem fez o pedido. Outros 16% emprestaram por “livre e espontânea pressão”, ou seja, tiveram vergonha de dizer não.

Se você tem dificuldade em lidar com este tipo de situação e se encaixa neste último grupo, preste atenção nesta dica: nunca aceite o pedido na hora. Converse com o seu amigo ou parente e diga que antes de emprestar o seu nome, precisa pensar melhor e avaliar a sua própria situação financeira. Argumente que gostaria de discutir o assunto com outros membros da família...É nessa hora que muita gente desiste!

Além do mais, é importante ressaltar que a responsabilidade pelo pagamento será sempre de quem assina o contrato. Ao emprestar o seu cartão de crédito, o carnê da loja ou até mesmo o seu CPF tenha em mente que a dívida será toda sua!

É preciso sempre analisar a situação com calma e racionalidade. Normalmente, quem pede “dinheiro emprestado” já anda com as finanças totalmente desorganizadas, o que aumenta a probabilidade de calote. Por isso, antes de emprestar já conte com esta possibilidade e verifique se terá condições de arcar com essa possível dívida.

Mas se a situação for inevitável, recomendamos dois caminhos: só a ajuda financeira em muitos casos não basta, é preciso também aconselhar e ajudar a pessoa a encontrar novos caminhos – muitas vezes a situação pode ser resolvida por outras vias. Nossa segunda recomendação é que você tenha uma conversa franca e explique que este empréstimo está relacionado com algo que não tem preço, a confiança. Ciente de todos os riscos, desejamos a você e a quem receber o empréstimo, boa sorte!