Embora não seja correto do ponto de vista da tranquilidade financeira, acredite, gastar mais do que se ganha é algo muito mais comum do que parece. Não à toa grande parte da população brasileira está endividada.

De acordo com a última pesquisa realizada recentemente pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o país fechou o ano de 2018 com 62,6 milhões de pessoas com o CPF negativado.

Isso equivale a dizer que 41% da população adulta brasileira está endividada. Além disso, o aumento na taxa de inadimplência foi o maior desde 2012.

Por isso, se você está nessa situação, não precisa ficar desesperado(a). Há solução para o seu problema, ainda que seja necessária uma certa dose de esforço e disciplina.

Para evitar permanecer nesta situação, é preciso buscar educação financeira e colocar em prática atitudes que efetivamente melhorem as finanças.

Nesse sentido, separei 13 dicas para economizar dinheiro que vão te ajudar a guardar uma parcela do seu salário todos os meses e, assim, formar uma boa poupança em pouco tempo.

Tudo de maneira descomplicada e objetiva!

Agora, para finalizar esta breve introdução, queria só pedir que você leia o texto até o final, pois apresentarei duas formas de economizar dinheiro (relacionadas a desafios) que facilitarão demais a conquista do hábito de poupar!