Em 2020, o mercado de consórcios bateu o recorde de mais de 7 milhões de participantes ativos. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradores de Consórcios (ABAC), o setor atingiu a marca de R$163,63 bilhões, o que mostra uma alta de 21,5% comparados aos resultados de 2019.

A pandemia pode ter sido um fator importante no aquecimento do setor, já que as pessoas começaram a se preocupar ainda mais com ofuturo. O planejamento financeiro e as facilidades de investimento que são oferecidas pelo consórcio para a aquisição de bens foram decisivas para os consumidores.

A grande maioria dos consórcios contratados no ano de 2020 foram para a aquisição de veículos, chegando a um total de 3,84 milhões de participantes. Em seguida, o consórcio de motocicletas, com cerca de 2,24 milhões de consorciados e o consórcio imobiliário que atingiu a marca de 1,04 milhão de cotas ativas. Entre agosto e outubro, as vendas saltaram cerca de 55% em relação ao primeiro semestre de 2020, mostrando um forte crescimento nos setores imobiliário e automotivo.

Com o home office e todas as dificuldades que surgiram com a pandemia, as pessoas passaram a repensar algumas questões, principalmente no que diz respeito à vida financeira. Então, esse público começou a se preocupar mais e consequentemente planejar, investir, comparar preços e poupar para finalidades específicas. Além disso, com o isolamento social, os pedidos delivery aumentaram significativamente, o que influenciou diretamente no aumento de consórcios de motocicletas e veículos pesados. 

O trabalho remoto também influenciou na procura por imóveis mais afastados dos grandes centros e mais espaçosos. Além disso, famílias que antes não tinham condições de adquirir sua casa própria, começaram a procurar por consórcios, aproveitando as parcelas mais acessíveis.

Por que escolher o consórcio?

O consórcio pode ser considerado uma opção de crédito mais barata que o financiamento, pois, além de ter condições mais vantajosas como não haver uma entrada, o consórcio não possui taxas de juros. Claro que, ele é recomendado para quem não tem tanta pressa em adquirir um bem, pois a contemplação acontece por meio de sorteios e não existe um prazo para ser sorteado, ou seja, você pode ser contemplado apenas no final das parcelas.

Antes de fechar negócio, você precisa ficar atento aos custos da administradora. Em todo consórcio é cobrada uma taxa de administração, para gerir seu investimento. Essa taxa varia de acordo com o banco ou administradora. Além disso, existe o fundo de reserva, o seguro e reajustes (para manter o valor do bem escolhido por você).

Quer saber mais sobre essa forma de investimento? O Consórcio Servopa é uma das maiores e mais seguras administradoras de consórcio no Brasil. Com mais de 250.000 cartas de créditos contempladas e 54 anos no mercado. Fale com um dos nossos consultores e faça a sua simulação. Dê o primeiro passo para o seu futuro com quem se preocupa com você!